[35ª ICANN 2009]

Relato de participação no ICANN Meeting, Sydney, 20-26 junho 2009 - Flávio Rech Wagner


Flávio Rech Wagner

Prezados

Em anexo está um primeiro relato de minha participação na reunião da
ICANN em Sydney.

Pelo meu vício acadêmico, comecei a escrever um relato e acabei parindo um "paper"...

Peço desculpas desde já, e também pela linguagem pouco "jornalística". Ficou um texto com quase cinco páginas, onde muita coisa é óbvia para aqueles que participam da ICANN regularmente, mas que pode ser útil para os menos experientes como eu.

Flávio Rech Wagner

1. Preâmbulo

Esta foi minha primeira participação numa reunião da ICANN. Considero que a experiência foi extremamente valiosa, pois me permitiu um grande (e acelerado) aprendizado das múltiplas questões que envolvem a atuação da ICANN, e certamente contribuirá para qualificar minha atuação no CGI.br. Em particular, foi possível observar a grande disputa entre interesses dos diversos stakeholders da ICANN, que geralmente ocorre nos bastidores mas muitas vezes aflora à superfície das reuniões. Este relato é parcial (1), no sentido de que ele descreve em particular o que ocorreu durante a reunião da NCUC (Non-Commercial Users Constituency), uma das muitas instâncias dentro da ICANN. No entanto, acompanhei muitas outras atividades ao longo da reunião da ICANN, entre os dias 20 e 26, que me ajudaram grandemente a compreender a ICANN. Tendo em vista que este relatório está sendo distribuído a diferentes públicos, alguns dos quais não estão familiarizados com a ICANN e seu funcionamento, eu incluí diversas explicações, algumas das quais na forma de notas de rodapé, à guiza de esclarecimento (2). Àqueles que conhecem a ICANN muito melhor do que eu, peço desculpas antecipadas pelas possíveis obviedades e imprecisões.

2. Introduzindo a NCUC

A organização da ICANN (3) contém múltiplas instâncias administrativas e de atuação dos seus diversos stakeholders. Entre estas, está a GNSO (Generic Names Supporting Organization) (4), que reúne os stakeholders interessados na gestão dos gTLDs (generic Top Level Domains). Na sua estrutura atual, a GNSO possui seis constituencies, cada uma delas reunindo representantes dos diversos grupos de stakeholders(5). Uma destas é a NCUC (Non-Commercial Users Constituency)(6), de cuja reunião participei no dia 23. A GNSO é conduzida por um Council, formado por 21 pessoas, sendo 18 deles eleitos pelas...... segue no link
www.nivaldocleto.cnt.br/Relatorio-Flavio-Wagner-Icann.pdf

_______________________________
(1) Além de parcial, este relato é obviamente pessoal e pode refletir minha percepção e entendimento do que vi e ouvi durante a reunião da ICANN, estando ambos sujeitos a erros devidos à minha relativa inexperiência com a ICANN e suas questões técnicas e políticas.
(2) Estas explicações me foram muito úteis para que eu consolidasse meu próprio entendimento da ICANN J
(3) A organização da ICANN pode ser vista em http://www.icann.org/en/about.
(4) http://gnso.icann.org.
(5) As constituencies são: Commercial and Business Users; gTLD Registries; Internet Service and Connection Providers; Non-Commercial Users; Registrars; e Intellectual Property. Registries são as entidades responsáveis pela gestão dos TLDs (sejam gTLDs ou ccTLDs – country code TLDs). Registrars são as entidades responsáveis pela gestão de nomes de domínio de segundo nível.
(6) http://gnso.icann.org/non-commercial.

[Acesso à íntegra do relatório de Flávio Rech Wagner - PDF]



Veja também:

Entrevista com Demi Getschko - O “Pai da Internet” do Brasil (24/06/2009)

Diário da ICANN (25/06/2009)

Entrevista com Jaime B. Wagner - Conselheiro do CGI.br (26/06/2009)

Entrevista com o representante do Ministério das Relações Exteriores no GAC, o Diplomata Jose Vitor Hamsen (26/06/2009)

Rod Beckstrom é nomeado CEO da ICANN (26/06/2009)

Relato Forum Publico da ICANN por Flávio Rech Wagner (26/06/2009)

Mensagem de Encerramento da nossa participação na ICANN Meeting, Sydney (26/06/2009)