Especialistas debatem sobre a implantação da Nota Fiscal Eletrônica


www.primeiraedicao.com.br
20 de março de 2007

Contabilistas de diversas regiões do país debatem em Maceió, durante o VIII Encontro Nordestino de Contabilidade, que acontece a partir desta quarta-feira, 21, até asexta-feira, 23, no Centro de Convenções, sobre o Sistema Público de Escrituração Digital e a implantação do sistema de emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e). O assunto é tema da palestra de Nivaldo Cleto, diretor de Tecnologia e Negócios da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (FENACON).

O Projeto NF-e tem o objetivo de implantar um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitua a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

"A implantação da NF-e facilitará a vida do contribuinte e as atividades de fiscalização sobre operações e prestações tributadas pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Num momento inicial, este documento será emitido apenas por grandes contribuintes e substituirá os modelos, em papel, tipo 1 e 1A", explica Carlos Henrique do Nascimento, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas e um dos organizadores do evento. Ele acrescenta que a NF-e só terá validade com a assinatura digital do remetente.

Entre os benefícios que são esperados com a implantação desta medida estão , além da integração e cooperação entre as administrações tributárias dos estados, a diminuição da sonegação e aumento da arrecadação, aumento na confiabilidade da nota fiscal; melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos, entre outros.

Com o tema: "Contabilidade, a essência para uma gestão de sucesso", o VIII Encontro Nordestino de Contabilidade acontece pela primeira vez em solo alagoano. O evento traz para o Estado nomes de grandes contabilistas do cenário brasileiro, como por exemplo, Gardênia Maria Braga, contadora e economista, Mestre em desenvolvimento e Meio Ambiente, José Francisco Ribeiro, Mestre em Ciências Contábeis e Doutor em Controladoria e Contabilidade, João Eudes Bezerra, mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP e auditor das contas públicas do TCE/PE e A. Lopes de Sá, Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Brasil, Administrador, Economista, Professor Universitário, Escritor com 183 livros publicados no Brasil e no exterior.

De acordo com Carlos Henrique do Nascimento, além de palestras, painéis e debates, a programação inclui a apresentação de 38 trabalhos técnicos e científicos aprovados, além da comercialização de livros e o lançamento nacional da última edição do livro de A. Lopes de Sá, "Ética e Valores Humanos".

As inscrições para o VIII Enecon estão abertas e podem ser feitas no site do evento www.enecon.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 82 3338-9444.