[voltar]
COMDEX FALL 2003 Las Vegas

Dia 17 de novembro de 2003


Após o Show de abertura apresentado ontem por Bill Gates, fui hoje ao Centro de Convenções – Las Vegas Convention Center – localizado junto ao Hilton Hotel, com uma expectativa de conhecer as grandes novidades do mercado da Tecnologia da Informação para 2004.

Este é praticamente o terceiro ano seguido que eu participo desse Show de Tecnologia, com exceção de 2001, que suspendi a minha viagem face ao terrorismo no WTC.

Quando cheguei ao local, percebi que a quantidade de participantes e de expositores diminuiu sensivelmente em relação aos últimos anos. A organização do evento informou que haviam apenas 55.000 inscritos, contra os 150.000 de 2002. Grandes fabricantes como a Toshiba, Sony, Palm, Samsung, LG, HP, dentre outros não estão mais presentes na Feira, passando a missão de mostrar os seus produtos para os seus representantes e desenvolvedores dos sistemas, por exemplo, a Acer, Samsung e a HP estão localizadas no Pavilhão da Microsoft. Na minha opinião isso é o resultado da crise econômica que o mundo está atravessando, já que também pude comprovar visitando as principais lojas de departamentos e lojas de eletrônicos como CompUSA e a Fry´s onde havia uma quantidade bem menor de produtos destinados à venda, bem como poucos clientes comprando.


Há uma grande presença dos fabricantes e desenvolvedores de sistemas dos países asiáticos, como Korea e China.

O sistema de comunicação sem fio, integrando o telefone celular, a agenda eletrônica e o acesso à internet são as vedetes desse Computer Show, como a feira é chamada pelos Americanos


Na foto abaixo mostramos o telefone híbrido da Samsung, que integra os serviços web, celular e PDA (Portable Document Assistant). Esse serviço já é disponibilizado no Brasil pela Vivo, BCP, Oi e outras empresas.

Mais uma vez os organizadores disponibilizaram o acesso dos congressista para a Web com os Cyber Centers instalados em ilhas no pavilhão de exposições, pois no mundo empresarial é uma necessidade consultar os emails pelo menos três vezes ao dia no mínimo.

Uma das maiores sensações da Feira foi o lançamento de um telefone que nós podemos conversar com qualquer lugar do planeta, desde que a pessoa tenha o mesmo aparelho, gratuitamente. É isso mesmo, grátis !! Funciona muito bem, já que eu testei por diversas vezes ligando para minha residência e minha empresa. Em breve farei uma matéria especial para a Revista Fenacon sobre as vantagens desse revolucionário telefone, que com certeza irá encurtar ainda mais a distância nesse planeta integrado e globalizado.

Mais uma vez peguei todas a informações sobre os expositores num ponto de transmissão de dados, no aparelho fabricado pela Wideray, para os PDAs, feito através do infra-vermelho, mais popularmente chamado de “Beam”, vide figura a seguir :

Os sistemas utilizados para segurança estão cada vez mais avançados e os preços mais acessíveis à população em geral. Alguns softwares são capazes de monitorar diversas localidades de uma residência ou de uma empresa através de um único monitor tendo diversas micro cameras instaladas, e os acessos podem ser feitos de fora do local, via internet.

Vejam que interessante o aparelho produzido pela Ritech International Ltd, que é ligado na porta USB do seu computador e só permite que o dono acesse o sistema através da sua impressão digital.


Bom pessoal, isto é apenas o começo, amanhã enviarei mais notícias sobre o terceiro dia da Comdex Fall.


Nivaldo Cleto

16 de novembro de 2003.


Veja outras fotos

Veja também:

Diário da COMDEX FALL 2003 Las Vegas - 20 de novembro de 2003
Diário da COMDEX FALL 2003 Las Vegas - 19 de novembro de 2003
Diário da COMDEX FALL 2003 Las Vegas - 18 de novembro de 2003
Diário da COMDEX FALL 2003 Las Vegas - 16 de novembro de 2003