Diário da CES 2015

Dia 05.01.2015

Por Nivaldo Cleto, direto de Las Vegas

Hoje o dia foi dedicado aos profissionais de imprensa com palestras de diversas companhias para apresentação dos seus novos produtos, dentre elas a LG, Bosh, Sharp, Monster Cable, Panasonic, Valeo, DISH Network, Qualcomm, TCL, Hisense, Toyota, Volkswagen, Epson, Stream TV Networks, ZTE Corporation, VOXX, das quais eu tive a oportunidade de participar ao vivo das apresentações da Samsung e da Sony.

Samsung

A palestra da Samsung contou com a apresentação do Presidente e CEO Tim Baxter. Ele iniciou citando as três grandes "ondas" de 2014, como a maior linha de Televisores UHD (Ultra High Definition), popularmente conhecida como 4K, que procura promover a maior experiência de entretenimento possível. Além dos 500 títulos HD, como Netflix, que foram proporcionados aos assinantes e, por fim, as demonstrações dos benefícios da tecnologia UHD feitas em aproximadamente 8.000 zonas experimentais.

Para 2015, de acordo com Baxter, a Samsung quer focar não só em trazer as mais novas tecnologias, mas também, em serviços agregados. Em 2015, são quatro as vertentes que a multinacional deseja atingir: a conveniência, economia de energia, segurança e “smarter living” (viver de forma inteligente).

O primeiro produto a ser apresentado foi SSD T1, um dispositivo que oferece mais velocidade e segurança ao usuário (capacidade de 1 TB). Na área da música, o destaque foi o Samsung Milk, destinado para o consumidor descobrir e colecionar todos os vídeos em um só aplicativo. Esse aplicativo será implantado não só nas televisões e computadores da marca, mas também, nos novos óculos de realidade virtual que foram demonstrados, o Gear VR.


Óculos de realidade virtual Gear VR


Samsung Milk

Na palestra foi anunciada a criação do UHD Alliance, grupo que reúne grandes produtoras de filmes, séries e outros produtos. Entre as empresas participantes, está o Netflix, que já faz streaming nessa resolução, a Disney, 20th Century e outras.

As televisões curvas tiveram expectativas superadas em 2014, portanto, a empresa vai seguir na mesma linha neste ano, porém, a qualidade de som e imagem não serão os únicos fatores importantes, sendo o design a ser considerado. O produto mostrado para garantir todas essas características foi a nova TV SUHD que, de acordo com o convidado Mike Dunn, presidente de entretenimento da 20th Century Fox, a imagem projetada é extremamente realista e só seria possível ver essas cores no cinema.


Nova TV SUHD, cuja imagem projetada é extremamente realista

A Samsung tem a missão de ser a empresa mais inovadora do mundo. Para isso eles criaram um laboratório específico para a criação de aparelhos inteligentes.

Durante toda palestra foi possível perceber como a marca quer garantir em criar novas possibilidades aos seus clientes.

Quando o assunto foi tecnologia na casa (Smart Home), a cozinha foi lugar de maior destaque, com a criação do conjunto Chef Colection: refrigeradores, micro-ondas, fogões e lavadoras de louças que prometem transformar qualquer um em chefe da cozinha. Haverá ainda um aplicativo especial com o qual será possível consultar receitas e algumas dicas culinárias. Por fim foi mostrado o forno Dual Door, que permite o cozimento de dois pratos ao mesmo tempo e o aspirador em pó, grande surpresa.


Chef Colection: praticidade na cozinha

Quando a Feira abrir ao público nesta terça-feira iremos ao estande da Samsung para ver de perto essas novidades tecnológicas.

Veja abaixo a íntegra da palestra da Samsung.

Sony

Em seguida saímos do Mandalay Bay e fomos até o Pavilhão de Exposição do Las Vegas Convention Center LVCC para assistir a apresentação da Sony.

O presidente e CEO da Sony, Kazuo Hirai, começou a palestra citando sobre a maior invasão de hackers na Sony Pictures, que causou grande polêmica nas últimas semanas.


Presidente da Sony, Kazuo Hirai

A Sony, de acordo com Hirai, procura mexer com as emoções dos consumidores. Para exemplificar isso, foram ilustrados os grandes produtos da marca já criados em anos anteriores, como Playstation Vue, Alfa 7s, Life Space UX, Simphonic light speaker, além de tecnologias automotivas. A tecnologia 4K foi muito levada em consideração pela empresa, os grandes filmes da Sony Pictures foram lançados, diversos álbuns foram criados pela Sony Music como o número um em vendas na Inglaterra, o novo do Pink Floyd.

Desde 2012, com a entrada desse novo CEO, eles querem crescer diante das concorrentes. Os produtos não só tem como objetivo a tecnologia, mas também interagir de forma emocional com as pessoas.

A Sony promete trazer na CES 2015 imagens sensacionais. Será lançada a televisão mais fina do mundo (mais fina que o Sony Xperia) com 4k processador x1, proporcionado cores mais vibrantes, contrastes mais realistas, entre outros fatores.

Um grande fato que foi muito citado foi a parceria Sony e Netflix, empresa online que em 2014 obteve 53 milhões de assinantes e 2 bilhões de horas todos os dias de streaming na internet. Essa parceria garante o HDR do Netflix para as televisões Sony.

Outros produtos que foram mostrados foram da linha de fotografia: a 4k handcam- a primeira no mundo e a 4k Action Cam, que além de ser compacta e possuir um design incrível, é a prova de água. Essa última é destinada para filmar movimentos, com ocorre nos esportes radicais. Para ilustrar essa grande novidade o grande skatista Tony Hawk apareceu na palestra e contou sua experiência.


Filmadora compacta 4k Action Cam

Com relação ao som foram apresentados novos aparelhos que proporcionam uma nova qualidade de som, ainda melhor, como o Walkman ne-zx2, aparelho que promove o armazenamento de arquivos de áudio. Por fim foi mostrado o SmartWatch 3 e novidade do Smart b trainer que vai ser muito mostrado na CES. Esse último é um aparelho destinado aos atletas, que sincroniza com o telefone promovendo informações sobre quantos quilômetros foram percorridos, quantas calorias queimadas e qual a frequência cardíaca durante todo o exercício. Além disso, pode carregar música nesse aparelho e não há necessidade de usar um smartphone em conjunto.


SmartWatch 3, aparelho destinado aos atletas

Com todas essas informações de todos esses novos produtos, pode-se inferir que a Sony deseja ser grandes em todas as categorias. Além disso, procura não só ser inovadora como criativa, e também, deseja promover o entretenimento a seus consumidores.

Vejam a apresentação da Sony para a imprensa no dia 05.01