Nova tendência para conexão de dados e internet


Por Nivaldo Cleto
Revista Fenacon em Serviços 62 - fevereiro 2001

Soluções Wireless LAN permitem interligar computadores dentro de uma empresa sem a necessidade de cabeamento, utilizando o sistema de comunicação por rádio

A tecnologia Wireless (sem fio) está vindo para ficar e revolucionar o mercado. Produtos mais confiáveis, com preços mais acessíveis e maior segurança. As soluções Wireless LAN permitem interligar computadores dentro de uma empresa sem a necessidade de cabeamento, utilizando o sistema de comunicação por rádio.

As vantagens de uma rede local sem fio estão em permitir o acesso de qualquer lugar da empresa; instalação rápida, com tempo médio de 20 minutos por estação; limpeza; flexibilidade em adicionar ou retirar pontos; facilidade para futuras expansões; e preservação do investimento já que, diferentemente do que ocorre com o cabeamento, se mudar de endereço, o cliente pode carregar consigo a solução.

Por estes diferenciais, a Wireless LAN é uma opção bem aceita em ambientes como hospitais, universidades, centros de pesquisas, prédios tombados pelo patrimônio histórico; aeroportos, lojas, eventos, auditorias, centros de distribuição e chão de fábrica.

Produtos disponíveis

No Brasil já temos A Família Orinoco, da Lucent Technologies, apresenta várias soluções para os mercados corporativo e Soho (Small Office/ Home Office) ­ Maiores informações www.lucent.com.br

A Cisco oferece ao mercado a família Aironet 340 que é composta pela Base Cisco AP340, um ponto de acesso que é ligado ao cabeamento convencional e que pode inclusive, interligar o servidor sem fio; pela placa PCMCIA 340 e todos os dis-positivos necessários para a conexão de PCs e portáteis. (www.cisco.com.br)

A Compaq oferece uma solução de hardware para ponto de acesso de rede local sem fio chamada WL400, de 11 Mbps, o software WL300, placa PCI para desktops e PCMCIA Compaq WL100 para notebooks. O WL400 é um hub wireless que permite a conexão dos equipamentos ao nó de rede e o software WL300 permite que um PC emule um ponto de conexão, um hub. A solução tem alcance de 250 a 300 metros, que diminui conforme a quantidade de obstáculos e suporta 16 usuários por hub.

A solução para redes locais sem fio da 3Com, denominada AirConnect consiste em um ponto de acesso sem fio e PC cards de notebooks. Fixado ao teto ou à parede, o ponto de acesso funciona como uma ponte entre a rede fixa e até 63 PCs sem fio simultâneos e seu alcance chega a 100 metros.

Fascínio na Comdex

Ao visitar o estande da Sony na Comdex Las Vegas, fiquei fascinado quando observei que estava navegando na Internet através de um notebook e não conseguia encontrar o cabo da linha telefônica ou da Rede LAN, pois o aparelho estava funcionando com uma minitorre que transmitia para o cartão PCMCIA do notebook.

Esta torre custa em torno de US$ 550,00 mais US$ 150,00 do cartão e infelizmente ainda não vende no Brasil e sua importação custará mais 60 % de impostos de importação.

Imaginem que com este aparelho ligado a um hub tem um alcance de 45 metros, você poderá andar pelas dependências da empresa e permanecer conectado a rede sem fio. A torre permite a conexão de até 16 PCs. Para os desktops que não possuem slots PCMCIA deve ser instalada a placa adaptadora PCI. Maiores informações no web site www.sonystyle.com/vaio/sr/index.html

Enfim está comprovado que a tecnologia de acesso sem fio veio para transformar o mercado e creio que daqui a dois ou três anos não iremos mais nos preocupar com cabeamento de rede, pois até lá os próprios fabricantes venderão os equipamentos com solução para conectividade agregada ao produto.

Lembra-se do BUG do IRPF 2000?

Profissionais da área de contabilidade que confiaram nas informações de que o sistema estava preparado em 2000 para receber no último dia, as declarações do Imposto de Renda pela Internet tiveram uma desagradável surpresa. O sistema ficou congestionado a partir das 16h, dificultando por demais a entrega dos arquivos. Isso ocasionou uma série de prejuízos para quem, apesar de haver deixado para última hora, confiou no sistema do Serpro, que nos anos anteriores não havia apresentado problemas deste tipo.

A Fenacon recebeu centenas de e-mails de todo Brasil que foram encaminhados pelo então presidente da Fenacon, Eliel S. de Paula, para o secretário Everardo Maciel com a finalidade de que isto não voltasse a ocorrer neste exercício.

Muito bem; apesar de 30 de abril de 2001 cair no meio de um feriado prolongado (segunda-feira), vamos nos esforçar para que os clientes não enviem as informações em cima da hora ocasionando um novo congestionamento.

Lembre que, nas últimas horas, estaremos concorrendo com diversas pessoas físicas de todo Brasil que acessam o sistema também na última hora para fazer a declaração online.

Cabe alertá-los que, a partir deste ano, quando transmitimos o arquivo eletrônico é feita uma checagem com a base de dados do Serpro, comparando com os dados do contribuinte. Se houver alguma inconsistência na data de nascimento, nome ou o mesmo estiver com situação irregular ficará impossível a entrega sem que o contribuinte passe numa agência da CEF ou Banco do Brasil para sanar a irregularidade. Este fato ocorreu com um cliente para o qual faço declaração há mais de dez anos. Estava en-tregando a declaração dele e o Serpro mandou um aviso online de que a data de nascimento informada na declaração era diferente da base de dados da Receita. O CPF emitido (modelo antigo) estava corretíssimo, gerando um descontentamento, pois ele teve que se submeter às famigeradas filas da Receita.

Este cliente teve que ir ao Banco do Brasil que, por sinal, o encaminhou para uma agência da Receita para sanar a irregularidade. Somente dois dias após sanado o problema, foi liberado o recebimento pela Internet.

Outro fato que também está impedindo a transmissão, é a situação de contribuintes com empresas abandonadas, que ficaram com situação de "inaptas" perante a Receita. Recomendo que façam uma pesquisa prévia destes contribuintes no site da Receita Federal para evitar transtornos de última hora. Para ajudá-lo a elaborar a declaração, colocamos no portal da Fenacon, o rol de perguntas e respostas disponibilizados pela Receita Federal para esclarecer as principais dúvidas. Estará disponível também no portal, algumas dicas de como proceder para fazer a declaração utilizando-se das ferramentas de última geração. Boa sorte nesta empreitada!!!!