A força do boletim eletrônico


Por Nivaldo Cleto
Revista Fenacon em Serviços 63 - março 2001

Diariamente são distribuídos pelo servidor da Fenacon mais de 6 mil boletins eletrônicos. O serviço gratuito foi iniciado há três anos, consolidando-se como excelente recurso de atualização para os empresários de serviços através da internet

Em 29 de março, entramos no terceiro ano de veiculação do boletim eletrônico diário Fenacon Net*IOB. Um projeto que tive a honra de implantar e até hoje coordeno num trabalho em equipe com os colaboradores internos da Fenacon.

Desde 1999 produzimos mais de 500 boletins com informações dirigidas a empresários de serviços, em especial, da área contábil. Hoje ele é enviado para cerca de 6100 cadastrados em todas as unidades da Federação.

Naquela época, recebia alguns informativos; grande parte deles voltados para as áreas de tecnologia e de entretenimento.

Pensei, então, em criar um informativo diário para o nosso segmento com um resumo das principais notícias de interesse do empresário de serviços, bem como as últimas mudanças na legislação. Fizemos uma parceria com a IOB a qual passou a disponibilizar as informações do seu portal para distribuição gratuita ao público Fenacon.

Junto a este informativo, enviamos uma série de links úteis para pesquisas, entre eles, a legislação federal, acompanhamento de processos judiciais, calendário de obrigações fiscais etc. Diariamente, recebemos dezenas de novas inscrições, pois esta ferramenta tornouse fundamental para quem milita na área de impostos e legislação.

No decorrer destes dois anos, percebi a força deste boletim quando divulguei em primeiríssima mão, notícia decorrente de uma empreitada do então presidente da Fenacon, Eliel Soares de Paula, junto às autoridades fiscais. Em fevereiro de 2000, ocorreu o adiamento da entrega da DCTF por uma falha no Serpro e a informação levada pelo boletim resultou-se numa "festa virtual". Fiquei por demais emocionado quando recebemos e-mails agradecendo a nossa conquista.

Remodelações

Com o passar dos anos, percebi que a cada dia disponibilizamos de menos tempo para leitura. Resolvi, diante dessa constatação, otimizar o boletim para que a leitura se tornasse mais dinâmica. Agora, o informativo é enviado apenas com o título da notícia. Aquela que interessar ao leitor, basta um clique no corpo do título que levará ao nosso servidor com maiores detalhes da notícia. Com esta otimização, possibilitei uma maior rapidez no envio para o público cadastrado, permitindo a chegada na caixa postal na tarde do mesmo dia que é disparado.

Muitas pessoas nos enviaram e-mails criticando esta mudança, talvez por desconhecerem que para ler é necessário estar conectado à internet, já que o layout antigo continua sendo exibido em nosso servidor.

Quem ainda quiser manter o boletim antigo para circular dentro das empresas ou entre seus clientes, ainda pode fazê-lo sem qualquer problema. Basta clicar numa das informações da NET*IOB que haverá acesso ao servidor Fenacon, onde as informações são visualizadas como era até 28 de março.

Diante deste quadro é possível,Ê além de Ê imprimir, retransmitir, arquivar eletrônicamente, copiar e colar a informação.

Agregamos ao boletim notícias publicadas nos principais jornais do Brasil relativas a matérias de interesse para nosso público. É o chamado press-clipping eletrônico. Nossa equipe começa a coletar as notícias a partir das quatro horas da madrugada pesquisando os jornais digitais e outros sites de conteúdo noticioso: Gazeta Mercantil, Valor Econômico, OESP, JT, O Globo, Jornal do Brasil, A Tarde, O Estado de Minas, Notícias da Previdência Social, Câmara dos Deputados, Jornal do Senado, Novidades da Receita Federal, Supremo Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Diário Oficial da União, Folha de São Paulo, Correio Brasiliense, Jornal A Gazeta, etc...

Recolhidas as informações de interesse, monta-se o boletim que começa a ser enviado por volta das 11 horas.

Se você quer ser uma pessoa bem informada, faça uma inscrição no nosso Portal www.fenacon.org.br, que no mesmo dia o informativo será enviado para sua caixa postal. Se você não tem uma conta de e-mail, existe ainda a possibilidade de acessar direto no portal clicando no item Informativos On-line.

<